Gripe Canina, conheça mais sobre esta doença.

Assim como os humanos, os cachorros também ficam gripados. Seres humanos não pegam gripe dos cães, porém um cão pode passar pra outro. A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães.

Causas da gripe canina:

Gripe canina é causada pelo vírus da gripe canina, conhecida como H3N8. É um tipo específico Um vírus influenza que causa a doença em cães, mas não os seres humanos. O vírus da gripe H3N8 foi originalmente um vírus influenza de cavalo. O vírus se espalhou para cães e adaptou para causar a doença em cães e ser facilmente transmitido entre os cães. Há agora, acredita-se que seja um vírus H3N8 específico para cães.

Como é transmitida a gripe canina?

Gripe canina é transmitida através do vírus no ar de secreções respiratórias, como a gripe humana é transmitida entre as pessoas. O vírus pode ser transmitido a um cão através do contato direto com um cão infectado, através de contato com objetos contaminados, e por pessoas que podem ser portadores do vírus em suas mãos ou roupas. O vírus pode permanecer vivo e infectante em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas, e nas mãos por 12 horas. Os cães têm o nível mais elevado de vírus nas secreções de 2-4 dias depois de terem sido expostos ao vírus. Muitas vezes, eles ainda não estão mostrando sinais clínicos, quando eles estão em maior risco de transmissão do vírus. Os cães podem ser capazes de espalhar o vírus por até 10 dias.

Sintomas da gripe canina:

Aproximadamente 20-25 % dos cães de cães expostos será infectado, mas não mostram sinais de doença, mesmo que eles sejam capazes de propagar o vírus. Em 80% dos cães infectados que desenvolvem gripe canina, os sinais são leves e podem incluir uma tosse persistente que não responde ao tratamento,espirros, coriza e febre. Estes sinais podem ser muito semelhantes às de “tosse do canil”. No restante de cães infectados, a gripe canina pode se tornar muito séria, com cães infectados desenvolvendo pneumonia e dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões. Os cães geralmente começam a mostrar sinais de doença de 2-4 dias depois de terem sido expostos ao vírus da gripe canina.

Vacina para a gripe canina:

Sim, uma vacina aprovada está disponível. Ele não vai tratar a doença e não pode evitá-la totalmente, mas pode ajudar a diminuir a gravidade da doença, se o cão for infectado. A vacina também irá diminuir a quantidade de vírus que é espalhado no ambiente já que os cães vacinados são menos susceptíveis de transmitir o vírus a outros cães. Os veterinários não recomendam que todos os cães recebam a vacina contra a gripe canina, mas apenas aqueles que estão em maior risco de entrar em contato com o vírus. Isso pode incluir cães que estão em um abrigo, em um canil, vão a shows de cães ou parques de cachorros, ou de outra forma entram em contato com um grande número de cães. Você deve discutir com o seu veterinário, se a vacina contra a gripe canina seria adequado para o seu cão.

Se o meu cão está tossindo ou mostra outros sinais de uma infecção respiratória, o que devo fazer? Agende uma consulta com seu veterinário para que o seu cão pode ser examinado e analisado, se assim for solicitado e tratadas de forma adequada. Pode ser preciso fazer um raio-x para identificar pneumonia. Fonte: Gripe canina | Tudo Sobre Cachorros http://tudosobrecachorros.com.br/2013/12/gripe-canina.html#ixzz3g62YVTvm Follow us: tudosobrecachorros on Facebook

Destaques