Como reduzir o stress da visita ao veterinário

August 28, 2014

Algumas dicas podem te ajudar a amenizar o estresse do seu bichinho na visita ao veterinário

 

Não há dúvida de que as visitas ao veterinário não são, nem de longe, o passeio favorito dos pets. Eles costumam perceber quando estão sendo levados para o médico, e ficam agitados, ansiosos, com medo. Como não dá para explicar aos mascotes que não há o que temer, o jeito é adotar medidas capazes de tranquilizá-los, de fazê-los entender, à sua maneira, que está tudo bem. Confira a seguir o que você pode fazer para ajudar seu animal de estimação a ficar relaxado.

 

1. Se o seu pet só vai ao veterinário em situações de necessidade, como para tomar vacina ou fazer exames, é natural que associe a experiência a sensações ruins. Imagine-se no lugar dele. Como você se sentiria toda vez que fosse a um lugar onde só costumam te levar para ser colocado em aparelhos estranhos e te dar injeção? No mínimo, sentiria medo e desconfiança. Seu bichinho também se sente exatamente assim. Para aliviar a tensão dele, uma boa forma de dissociar as consultas das sensações ruins é começar a levá-lo ao veterinário para realizar procedimentos simples, como pesagem. Assim, a tendência é que ele comece a se acostumar com as idas ao médico.

 

2. Faça o animal acreditar que a consulta médica é parte de um divertido passeio. Brinque com ele antes de colocá-lo na caixa transportadora e/ou no carro, mantenha o interior do veículo silencioso e calmo no caminho até o consultório e leve também alguns brinquedos e petiscos para distraí-lo enquanto não chega a vez dele. Depois da consulta, leve-o para passear realmente ou volte para casa com ele, deixando-o livre para correr e cheirar o ambiente assim que vocês chegarem.

 

3. Acostume-o a ser tocado. Faça carinho no seu pet e, enquanto isso, aproveite para verificar se há parasitas (pulgas, carrapatos) nele ou alterações na pele, na pelagem e em partes do corpo como abdome e patas. Se estiver habituado a isso, ele sentirá menos desconfiança quando for tocado pelo veterinário.

 

4. Escove os dentes do seu amigo canino ou felino. Isso mesmo, ao menos três vezes por semana, escove os dentes do seu pet para manter a saúde bucal dele e também para evitar que ele ache muito estranho quando o médico precisar examinar sua boca.

 

5. Treine seu amigo para obedecer comandos simples, como “deita”, “levanta”, “senta”, e até comandos para trocar de lado quando estiver deitado. Isso pode facilitar bastante as coisas na hora que o pet precisar ser examinado em uma determinada posição.

 

6. A última dica não diz respeito ao animal de estimação, mas a você, responsável por ele. Sua ansiedade é parte do problema. Se toda vez que precisa levar seu pet a uma consulta você já sai de casa estressado, imaginando a trabalheira que terá e tentando fazer o animal colaborar sem ter sido preparado para aquele momento, é improvável que tudo corra tranquilamente. Seja paciente. Não demonstre irritação com a agitação do bichinho nem o submeta a desconfortos que podem ser evitados, como, por exemplo, barulho dentro do carro. Converse com ele num tom de voz calmo e acaricie-o, isso irá ajudar a acalmá-lo.

Please reload

Destaques

Como reduzir o stress da visita ao veterinário

August 28, 2014

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Busca por TAGS
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
HORARIO DE ATENDIMENTO

 

SEGUNDA A SEXTA: 9h00 às 20h00

SÁBADOS*: 9h00 às 17h00 (inclusive feriados)

DOMINGOS: Fechado

FERIADOS: A definir

 

 

  • Facebook Limpa
  • Instagram Limpa
  • Twitter limpa
  • YouTube Limpa
  • Google+ Limpa
ENDEREÇO

 

RUA PASQUALE GALLUPI, 420 / 900

MORUMBI - SÃO PAULO - SP

 

TEL.: 11 3501-3107 | 3501-2756 | 98282-3788

        

 

 

ESTACIONAMENTO PRÓPRIO GRATUITO

LEVA & TRAZ

COMO CHEGAR

 

 

Copyright© 2014 My Vet Clinica Veterinaria - Todos os direitos reservados